Como emitir o certificado de vacinação contra a COVID-19 em inglês, espanhol e português

0 Comentários

30 Visualizações

Minutos de leitura

Apesar de ainda não haver um certificado internacional único de vacinação contra a COVID-19, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para utilizar a plataforma ConecteSUS como certificado digital de vacinação. Para quem já está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.

Plataforma ConecteSUS

Através do site ou do aplicativo do ConecteSUS, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android), é possível obter informações sobre o histórico de saúde, dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde dos usuário.

No caso da vacina contra a COVID-19, o Conecte SUS disponibiliza as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Além disso, através da plataforma é possível gerar um certificado digital com QR Code. Para quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol.

Nas telas abaixo, tiradas do aplicativo do ConecteSUS de um leitor, é possível ver o registro das doses aplicadas e os idiomas disponíveis para a geração do certificado digital.

Já na tela abaixo, também fornecida pelo leitor, é possível ver o certificado gerado em inglês, disponível no formato PDF.


E a vacina da dose única da Janssen?

A vacina da Janssen é de dose única. Portanto, em teoria, após a aplicação da vacina da Janssen e o devido cadastro das informações no ConecteSUS, o certificado de vacinação já pode ser gerado nos 3 idiomas: inglês, espanhol e português. Se você tomou a vacina da Janssen e conseguiu gerar o seu certificado em todos esses idiomas, nos avise através da seção de comentários abaixo.


Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no ConecteSUS?

Para as informações serem refletidas no ConecteSUS, o prazo pode ser de alguns minutos até alguns dias. Já ouvimos relatos de leitores que reportaram em torno de 7 dias. Já outros leitores nos reportaram que as informações não foram refletidas no ConecteSUS mesmo após os 7 dias.

A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do ConecteSUS é do posto de saúde que aplicou a vacina. Caso não apareçam as informações na plataforma do ConecteSUS após 7 dias, sugerimos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou a(s) sua(s) dose(s) da vacina e peça para que eles realizem o cadastramento.


Você já utiliza o ConecteSUS? Para ver um passo a passo sobre o uso da plataforma, clique aqui. Se você conseguiu gerar o seu certificado de vacinação digital através da plataforma, deixe o seu relato na seção de comentários abaixo.

Para acessar o ConecteSUS na sua versão web, clique aqui.

Compartilhe