‘Finalmente estou aqui’: Grécia abre para turistas

0 Comentários

53 Visualizações

Minutos de leitura

Após meses de restrições, país também abriu seus museus e sítios arqueológicos famosos, incluindo a antiga Acrópole

Reuters – A Grécia abriu formalmente a visitantes no sábado (15) dando início a uma temporada de verão que espera ressuscitar sua vital indústria de turismo, atingida pela pandemia do coronavírus.

Após meses de restrições, o país também abriu seus museus e sítios arqueológicos famosos, incluindo a antiga Acrópole. “Me sinto muito viva e bem porque tem sido um ano tão difícil e longo por causa da Covid-19”, disse Victoria Sanchez, uma estudante de 22 anos da República Tcheca de férias. “Me sinto viva de novo”, disse ela, enquanto caminhava perto da Ágora Romana no centro de Atenas.

A partir de sábado (15), turistas estrangeiros serão permitidos na Grécia se tiverem sido vacinados ou se apresentarem resultados negativos no teste de COVID-19. Viagens entre regiões, inclusive para as ilhas, também serão permitidas para aqueles com testes negativos ou vacinação. “Finalmente estou aqui”, disse Rebecca, turista da Flórida em Atenas, que se recusou a fornecer seu sobrenome. “Estou esperando há dois anos.” A Grécia está distribuindo vacinas em suas ilhas e espera vacinar a maioria delas até o final de junho.


O governo afirma que as vacinas e os testes rápidos, bem como o clima mais quente permitindo atividades ao ar livre, significam que os visitantes podem viajar com segurança. Como a pandemia interrompeu as viagens internacionais em 2020, a Grécia sofreu seu pior ano para o turismo já registrado, com 7 milhões de visitantes, em comparação com um recorde de 33 milhões em 2019. As receitas turísticas caíram para 4 bilhões de euros (US $ 4,9 bilhões) de 18 bilhões de euros. Este ano, a meta é atingir 40% dos níveis de 2019.

Na ilha Egeu de Mykonos, um vôo recebeu uma saudação de água após o pouso. Corfu, no mar Jônico, recebeu visitantes da Alemanha e da França. “Estamos muito felizes. Estou feliz por estar aqui”, disse Pierre-Olivier Garcia, logo após chegar à ilha. Os gregos também saudaram o levantamento das medidas de bloqueio, com dezenas de pessoas partindo para as ilhas ou casas de férias no continente. “O primeiro fim de semana de liberdade”, proclamou a Alpha TV durante uma transmissão do movimentado porto de Pireu.

A Grécia se saiu melhor do que grande parte da Europa durante a primeira onda da pandemia, mas o aumento das infecções no final de 2020 a forçou a impor vários bloqueios para proteger seu sistema de saúde em dificuldades. Um país de 11 milhões de habitantes, registrou 373.881 infecções e 11.322 mortes.


(Reportagem de Vassilis Triandafyllou e Phoebe Fronista. Reportagem adicional de Spyros Skordilis em Corfu. Escrita por Karolina Tagaris. Edição de Mark Potter) 

FONTE: https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/noticias/finalmente-estou-aqui-grecia-abre-formalmente-a-turistas/

Compartilhe